Conheça algumas curiosidades da língua alemã!

Como agregar valor à minha faculdade?
01/02/2019
Você sabia que os cursos intensivos de férias podem acelerar seu aprendizado de idioma?
14/06/2019
Exibir tudo

Conheça algumas curiosidades da língua alemã!

Famosos pelo amor à cerveja, alegria contagiante e festas, os alemães escondem muitas características e curiosidades que valem a pena aprender!

1 – Mais de 100 milhões de falantes no mundo 

O alemão é utilizado por mais de 130 milhões de pessoas no mundo e é o idioma falado da União Europeia, Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Suíça, Luxemburgo e parte da Itália.

2 – Três gêneros

O alemão tem a fama de ser um idioma difícil de se aprender, principalmente para os que têm o português como língua materna. Parte dessa complexidade se atribui aos três gêneros característicos da gramática. Além do masculino (der) e do feminino (die), existe o neutro (das).

3 – Números ao contrário

Uma das particularidades do idioma alemão está na forma como se fala e escreve os números. Entre o 21 e o 99, inverte-se a forma de expressão. Por exemplo, o 48 (quarenta e oito por aqui), na verdade é oito e quarenta. E quem tem 65 anos, em alemão tem cinco e sessenta. Diferente, não é mesmo?

4 – Martinho Lutero e a tradução

O principal protagonista da Reforma Protestante, Martinho Lutero, que confrontou os dogmas da igreja católica em 1517, foi um dos primeiros tradutores da bíblia do latim para o alemão. Seu trabalho se diferenciou porque o monge unificou alguns dialetos, dando um tom mais popular às escrituras sagradas.

5 – Palavra com 44 letras

O Duden, o mais respeitado dicionário da língua alemã, registra a palavra: “Aufmerksamkeitsdefizit-Hyperaktivitätsstörung” (que significa transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), como a mais longa do compêndio, com um total de intermináveis 44 letras.

6 – Patrimônio cultural no Brasil

O alemão tem forte influência cultural na região Sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas é no Espírito Santo que a língua alemã foi considerada um patrimônio cultural do estado a partir da PEC 11/2009.

7 – Porco da sorte

Uma expressão curiosa do alemão está relacionada ao porco, animal bastante tradicional na culinária local, inclusive. “Schwein gehabt!”, que traduzido para o português quer dizer “Você teve um porco!”, é utilizada em casos em que se remete à sorte, como ser premiado em um sorteio com milhares de concorrentes.

8 – Livros em alemão

Literatura e língua alemã têm tudo a ver. A Alemanha se destaca por ser um dos países do mundo em que mais se publica livro. Um dos eventos literários mais importantes do mundo, senão o mais importante, acontece em Frankfurt. O evento reúne mais de 7 mil expositores de 100 países. Franz Kafka, Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Nietzsche são nomes importantes que publicaram em alemão.

9 – Alemão científico

Quando o assunto é ciência, o alemão se destaca como o segundo idioma mais importante relacionado ao tema. Além disso, vale mencionar que a Alemanha ocupa o terceiro lugar no ranking mundial no que diz respeito à contribuição em pesquisa e desenvolvimento, de acordo com o Goethe-Institut.

10 – Promoção no Brasil

Um dos meios de expansão do idioma alemão no mundo acontece por meio do Goethe-Institut, instituto cultural oficial da Alemanha que, entre outras atividades, oferece aulas para aprendizado da língua. No Brasil, são cinco unidades em diferentes capitais: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Fica a dica para quem quer aprender ou aprimorar os conhecimentos em alemão.

Fonte: gamati.com /Unsplash

Quer saber mais curiosidades e aprender mais sobre essa cultura?

Matricule-se em nosso Curso de Alemão!

Mais informações: (12) 99177-7414 | (12) 3152-5157

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *